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Educação, Formação e Tecnologias
versão On-line ISSN 1646-933X
Resumo
AMANTE, Lúcia; CRISTOVAO, Maria Do Rosário; OLIVEIRA, Paula e MENDES, Sandra. Jovens e processos de construção de identidade na rede: O caso do Facebook. Educ. Form. Tecnol. [online]. 2014, vol.7, n.2, pp.26-38. ISSN 1646-933X. https://doi.org/10.1646‐933X-v7n2201407120003.
Habitando as redes sociais digitais os jovens, mais do que informação, procuram essencialmente construir e inserir-se ativamente numa rede de relações sociais, experiência fundamental para a construção da sua identidade e afirmação da sua personalidade. De acordo com a literatura, a interação desenvolvida entre os jovens cibernautas não produz efeito apenas numa dimensão social de natureza superficial, traz também efeitos significativos na construção da autorrepresentação e na consciencialização que o jovem tem de si mesmo. Tendo por base uma das redes sociais mais populares atualmente, o Facebook, procurámos estudar como os adolescentes exprimem a sua identidade neste contexto, considerando processos implícitos e explícitos de autoapresentação, bem como modos de interação que permitem inferências sobre a construção de identidade e natureza da relação entre o mundo online e offline. Seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, analisaram-se páginas do Facebook de um grupo de jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos procurando compreender o papel desta rede social na construção da identidade dos adolescentes. Não se pretendendo generalizar os resultados, podemos no entanto afirmar que, entre outros aspetos, foram clarificadas formas de construção/afirmação da identidade nesta rede social, evidenciando-se o papel preponderante da imagem, bem como a estreita relação existente entre o mundo online e offline dos adolescentes.
Palavras-chave : Facebook; Construção de Identidade; Jovens, Redes Sociais..