Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
GOMES, Maria Aparecida Mezzalira. Apoio motivacional e desenvolvimento da compreensão leitora em alunos do ensino fundamental. ETD [online]. 2009, vol.10, n.numeroespecial, pp.313-328. ISSN 1676-2592.
O objetivo desse relato de experiência é o de destacar a importância do apoio motivacional no processo de aprendizagem. Mais precisamente, relata aspectos importantes de uma intervenção realizada para a melhoria da compreensão leitora com estudantes de quarta série do Ensino Fundamental. A intervenção teve por base o ensino de estratégias cognitivas e metacognitivas de aprendizagem durante sete sessões de uma hora e meia de duração, durante dois meses, incluindo também apoio motivacional e orientação para estudos. O referencial teórico adotado foi o da Psicologia Cognitiva e da Teoria do Processamento de Informação. Os resultados obtidos reforçam a ideia de que o sucesso escolar pode ser incrementado quando se fortalecem, no trabalho psicopedagógico, estímulos à cognição, à metacognição e à motivação para aprender.
Palavras-chave : Motivação; Estratégias Cognitivas e Metacognitivas de Aprendizagem; Intervenção Psicopedagógica; Compreensão em Leitura.