Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SILVA, Dircéia Cristina da e SOUZA JUNIOR, Paulo Sérgio de. Notas no percurso: linguagem musical e Síndrome de Williams. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.123-147. ISSN 1676-2592.
O presente artigo versa sobre uma síndrome em particular chamada Síndrome de Williams-Beuren. Esta síndrome possui uma relação específica com a música, relação esta que estará no fulcro de nossas preocupações durante as páginas que se seguem. Num primeiro momento faremos uma apresentação da síndrome e de suas singularidades; em seguida nos debruçaremos sobre a especificidade que aqui está em questão, ou seja, a relação da síndrome com o universo sonoro; por fim, traremos um caso com o qual tivemos contato envolvendo a educação musical em contexto da síndrome, e discutiremos a respeito dos elementos que esse contato nos trouxe para pensar essa curiosa e relevante relação entre arte-educação e o desenvolvimento neuropsicológico atípico.
Palavras-chave : Síndrome de Williams-Beuren; Educação Musical; Piano.