SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Ética em pesquisa envolvendo seres humanos: reflexões a partir das experiências da UNIOESTE - ciência e educaçãoEducação bilíngue para surdos: um olhar a partir da trajetória de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PINTO, Francisco Neto Pereira  e  MAGALHAES, Hilda Dutra Gomes. A legislação ambiental do município de Araguaína: para quem?. ETD [online]. 2009, vol.11, n.01, pp.206-233. ISSN 1676-2592.

O objetivo desse estudo é analisar a Lei nº 1.659/96, que institui a política ambiental no município de Araguaína, Tocantins, buscando compreender o funcionamento de alguns discursos materializados no texto da referida lei. Utilizando como suporte a Análise de Discurso francesa, percebe-se que, para a Lei, os responsáveis pela degradação e pela preservação ambiental são aqueles que mantêm relações com o sistema municipal de educação, com os meios de comunicação e as entidades e associações ambientalistas, isentando-se os demais grupos do ônus. Ao definir a composição do Conselho administrativo com representações governamentais e de algumas categorias profissionais, a Lei determina quem de fato se apropriará do discurso ambientalista e assegura os interesses dos grupos dominantes.

Palavras-chave : Legislação Ambiental; Análise de Discurso; Relações de Poder.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )