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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SILUK, Ana Cláudia Pavão e PAVAO, Silvia Maria de Oliveira. Educação especial: práticas pedagógicas a distância na formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). ETD [online]. 2012, vol.14, n.02, pp.61-74. ISSN 1676-2592.
A cada dia, o acelerado desenvolvimento tecnológico vem mudando a forma como se planeja e operacionaliza a implantação de cursos nas instituições de ensino. Ao panorama apontado deve ser adicionado outro conjunto de fatores que não pode, atualmente, ser ignorado e que se refere à gestão dos processos que envolvem a educação especial e a distância - EAD. Este estudo, do tipo qualitativo exploratório, tem como objetivo analisar as dimensões da metodologia de ensino, critérios avaliativos e pressupostos teóricos a partir dos quais um Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE se estrutura. Constatou-se que os alunos que realizaram o Curso, demonstraram bom desempenho na aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos, ao mesmo tempo que também identificaram ações, no seu âmbito profissional, que puderam colocar em prática os preceitos estudados, no que tange à prática do AEE. Conclui-se que é preciso conhecer todos os processos que envolvem a aprendizagem por meio da educação a distância, para que se possa obter um bom desempenho nos propósitos educacionais definidos em determinado contexto. Quando se trata da formação de professores, esse cuidado é ainda mais importante, pois o acesso aos professores que desejam aprender práticas pedagógicas inovadoras deve ser favorecido.
Palavras-chave : Educação a Distância; Modelos de Educação Especial.