Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
MILLER, Jussara. O corpo presente: uma experiência sobre dança-educação. ETD [online]. 2014, vol.16, n.01, pp.100-114. ISSN 1676-2592.
A atenção ao próprio corpo instaura a percepção do tempo presente, o aqui e agora. A experiência do corpo presente é o objetivo primeiro das proposições de sala de aula aqui compartilhadas, portanto a Dança-Educação acontece em consequência dessa premissa. As propostas pedagógicas são desenvolvidas com a estratégia da improvisação em caráter de investigação, ou seja, não se entra no âmbito da obediência do corpo dócil, do corpo submisso exercitado, adestrado e fabricado pela disciplina, mas sim do corpo presente, na escuta de si, que traça um caminho de dentro para fora, em sintonia com o de fora para dentro e com o de dentro para dentro, criando, assim, uma ampla rede de percepções. O corpo presente emerge da escuta do corpo e das relações que se estabelecem na prática do aluno em experiência, que reconhece a unidade corpomente, o soma, com a sua abrangência de sensibilidades para desconstruir o corpo sentado e estagnado em suas convicções e estabilizações.
Palavras-chave : Dança-Educação; Técnica Klauss Vianna; Corpo e Educação.