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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
CAMARGO, Tassia Lima de e CASTANHA, André Paulo. Pedagogia histórico-crítica em Francisco Beltrão-PR (1990-2014): caminhos e descaminhos. ETD [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.98-117. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v20i1.8647796.
O presente texto é resultado de investigações sobre o processo de institucionalização e implantação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) em Francisco Beltrão-PR, entre 1990 e 2014. Para a realização da pesquisa, utilizamos fontes documentais, bibliográficas e entrevistas. Discorremos sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da PHC, em seguida realizamos uma análise das políticas educacionais do Paraná. Por fim, discutimos sobre a PHC na rede municipal de Francisco Beltrão, percebendo os distanciamentos e aproximações com essa pedagogia de caráter contra hegemônico. Por ser uma teoria revolucionária, percebemos que temos muito a avançar, para que a PHC passe de um objetivo proclamado nos documentos e se torne um objetivo real, condição para a qual precisamos agir a partir de condições concretas, com a clareza de que a história se constrói mediada por ações humanas conscientes e coletivas, que dão a plena possibilidade de realizar uma educação voltada à emancipação da classe trabalhadora.
Palavras-chave : Educação e Emancipação; Prática Pedagógica; Educação no Paraná.