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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
LAJONQUIERE, Leandro de. QUANDO O SONHO CESSA E A ILUSÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS INVADE, A ESCOLA ENTRA EM CRISE. NOTAS COMPARATIVAS ARGENTINA, BRASIL, FRANÇA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.297-315. Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8651506.
A partir das referências críticas de Freud à pedagogia, apresenta-se a tese de que, embora todo ideário pedagógico se estruture a partir de um ponto cego, qual seja, o desconhecimento do desejo em causa no laço educativo escolar, cabe a toda criança inverter a demanda adulta para conquistar para si um lugar de palavra numa história e assim adentrar no conhecimento. No entanto, essa operação bem pode reclamar um trabalho psíquico suplementar por parte da criança dependendo de como o sistema pedagógico se enderece a ela. O endereçamento adulto deve interpelar a criança como aluno para que assim ela possa se lançar dignamente ao aprendizado escolar. A eficácia simbólica dessa interpelação pedagógica foge ao gabarito do desenvolvimento das competências docentes e, portanto, a todo programa de formação profissional. O esboço de uma comparação entre os sistemas escolares franceses, brasileiros e argentinos, e suas transformações na história, permite precisar, por um lado, o valor heurístico da noção de ilusão psicopedagógica (LAJONQUIERE, 1997) e, por outro, afirmar que cada um deles desconhece, de forma singular, que todo processo massivo de escolarização bem-sucedido é animado pelo sonho moderno de uma escola para todos sem distinção de origem familiar.
Palavras-chave : Formação de professores; Escola moderna; Ilusão psicopedagógica.