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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
DINIZ, Margareth e GOULART, Natália. A ESCRITA AUTORAL DE MULHERES-PROFESSORAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.395-415. Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8653203.
O presente artigo trata da escrita feminina na formação docente. Quando nos atemos à formação docente, é inexorável atentarmos às histórias de vida das mulheres-professoras, posto que trabalhamos em prol de uma formação docente implicada, considerando a relação entre a docência feminilizada e o feminino. Como método de pesquisa utilizamos a pesquisa/intervenção por meio de oficinas, analisando as narrativas de vida das mulheres-professoras na relação com a escrita e nos perguntamos: O que quer a escrita das mulheres-professoras? Que corpo e histórias irão se inscrever na experiência/invenção com a escrita das mulheres-professoras? Que relação é esta que se estabelece entre a construção do gênero e a escrita feminina? Ao se falar de uma escrita feminina, de uma escrita que convive com o saber da falta, algo de novo pode ser reinventado, então é nesse lugar indecifrável que a escrita feminina desequilibra o paradigma, o centro. Como efeito da pesquisa/intervenção é possível dizer que o saber do vazio instaura um saber feminino.
Palavras-chave : Formação; Mulheres-professoras; subjetividade; escrita feminina.