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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
VERASZTO, Estéfano Vizconde; CAMARGO, José Tarcísio Franco de; SILVA, Elisa Ramos da e CAMARGO, Eder Pires de. CEGUEIRA E CONCEITUALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp.435-458. Epub 19-Set-2019. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i2.8650633.
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de compreender o processo de conceituação em ciências na perspectiva de estudantes cegos congênitos e videntes e seus professores ou especialistas em deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujas informações foram constituídas em cenários reais com o intuito de entender os fenômenos físicos em termos dos significados atribuídos por seus participantes. As questões do instrumento de pesquisa foram elaboradas considerando-se que, embora os conceitos e fenômenos sensíveis estejam interrelacionados por seus significados, psicologicamente, são categorias diferentes de consciência. Para efeito de análise, as respostas foram agrupadas em três tópicos: cegueira congênita e trabalho científico, cegueira congênita e natureza da luz e cegueira congênita, conceitos e fenômenos científicos. Os resultados apontam que ainda prevalece a concepção de que em uma cultura de videntes, é natural o estabelecimento de associações de dependência entre pensamento e visão, conhecimento e visão, realidade e visão, estudo e visão, trabalho e visão, de tal forma que os visualmente impossibilitados são considerados incapazes de exercerem as funções indicadas, como, por exemplo, tornar-se um cientista.
Palavras-chave : deficiência visual; educação especial; fenômenos físicos; educação inclusiva.