Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
LEITE, Amanda Maurício Pereira. SPENCER TUNICK: FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2019, vol.21, n.4, pp.908-925. Epub 29-Abr-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v21i4.8654813.
O texto apresenta a produção fotográfica de Spencer Tunick, fotógrafo estadunidense. Sugere reflexões sobre Fotografia, Arte Contemporânea e Educação nas interfaces com obras de Roland Barhtes (A Câmara Clara, 1984) e Jacques Rancière (O espectador emancipado, 2012). As imagens estabelecem jogos entre as coisas expostas e o olhar do espectador. A carne humana é alinhada, colocada em pose e modelada a partir de uma visão - a do fotógrafo. Estamos diante de imagens provocantes. Entre proximidades e distanciamentos feitos pelo espectador, existem oposições e equivalências. Ao tomar a fotografia como arte e como aposta educativa, estamos suscetíveis ao artificial, ao fabricado, à eventualidade, ao impreciso, ao hipotético; ao improvável. Quiçá estejamos também diante de apostas educativas mais experimentais, que se concentrem em ver e pensar a fotografia por vias mais livres e menos escolarizantes.
Palavras-chave : Spencer Tunick; Fotografia; Arte Contemporânea.