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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SCHMIDLEHNER, Michael Franz e ALVES NETO, Francisco Raimundo. O AVESSO DA APRENDIZAGEM UM ENSAIO SOBRE EDUCAÇÃO, PSICANÁLISE E CAPITALISMO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.181-201. Epub 26-Maio-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653751.
O presente texto visa, baseado nas teorias de Jacques Lacan e autores neo-lacanianos, descrever e analisar como, ao longo da tradição pedagógica ocidental, a genuína aprendizagem está sendo inibida por meio da implementação de discursos de dominação social. Por meio de pesquisa bibliográfica, o trabalho abordará, primeiramente, o conceito de subversão do sujeito em Lacan e, em seguida, sua teoria dos quatro discursos, evidenciando que o processo de genuína aprendizagem assim como a cura psicanalítica pressupõem a admissão da condição subvertida do sujeito. Em seguida, o texto discute a presença de elementos discursivos descritos por Lacan nas obras de Platão, mostrando como nelas se inicia a constituição de um sujeito de conhecimento com a negação de sua condição subvertida. As seções seguintes descrevem o aproveitamento das descobertas da psicanálise pelo sistema capitalista e a consequente alteração de processos de subjetivação a partir da segunda metade do século XX, analisando estes processos por meio de um quinto discurso, introduzido mais tarde por Lacan, como discurso do capitalista. Finalmente, é demonstrado como a manifesta repressão pelo discurso do mestre hoje dá lugar para o anonimato de uma hegemonia do conhecimento e pela autocomodificação de sujeitos. O texto conclui que a relação interpessoal que viabiliza genuína aprendizagem, a despeito da sistemática repressão pelo sistema educacional, pode ser estabelecida, dependendo da prontidão do educador ou da educadora em admitir sua condição de sujeito subvertido.
Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Capitalismo; Quatro discursos.