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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
FRONZA, Fernanda Cerveira; FERRARI, Elisa Pinheiro; FREITAS, Kamyla Thais Dias e CARDOSO, Fernando Luiz. INTERVENÇÃO COM EXERGAMES: EFEITOS SOBRE AS FUNÇÕES EXECUTIVAS DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.202-217. Epub 26-Maio-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8654037.
Em virtude da sua interface, a prática de exergames inclui habilidades motoras que envolvem uma gama de feedbacks sensoriais, amplitudes de movimento ajustáveis, níveis de velocidade e precisão, e também uma variedade de tarefas cognitivas e motoras. Assim sendo, têm se verificado a associação do uso dos exergames com questões cognitivas. Este é um estudo experimental com intervenção e período de acompanhamento longitudinal prospectivo de dois meses, controlado e duplo-cego. 64 crianças escolares entre 8 e 10 anos foram distribuídas de forma randomizada em grupo experimental (n=25) e controle (n=23). O grupo experimental, sempre monitorado por dois pesquisadores, vivenciou um protocolo constituído pelos exergames em 18 sessões de 20 e 30 minutos em substituição a algumas aulas de educação física curricular. Nos pré e pós-testes utilizou-se de um questionário sócio demográfico, o Teste de Atenção Concentrada d2 o Teste de Trilhas e o desempenho escolar institucional. A intervenção de forma geral não teve influência nas variáveis cognitivas avaliadas nos dois grupos homogêneos, no entanto, encontraram-se interações entre idade e sexo para a variável função executiva relacionada à flexibilidade cognitiva, indicando um efeito positivo da intervenção para os meninos com a idade de 10 anos.
Palavras-chave : Jogos de simulação; Processo cognitivo; Alunos; Neuropsicopedagogia.