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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SILVA, Simone Gonçalves. ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS PÓS- CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA, MOVIMENTOS E ANÁLISE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.278-296. Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187.
O presente trabalho visa discutir os caminhos percorridos durante o processo de constituição de uma Tese de Doutorado em Educação, que teve o ENEM como foco de investigação. Para tanto, apresenta-se os três princípios que contribuíram para o processo de construção teórico-metodológico, a saber: a perspectiva, momento que são evidenciados os posicionamentos teóricos-metodológicos a qual a pesquisa se filia; o movimento, etapa que são elencados os procedimentos utilizados para a geração de dados; por último, a análise, no qual são definidas as ferramentas analíticas que possibilitam olhar para o material empírico. Os princípios destacados serão discutidos de maneira articulada a exemplificação de uma pesquisa realizada. Por fim, entende-se que perspectiva, movimentos e análise formam uma tríade que pode contribuir para as pesquisas pós-críticas no campo da Educação.
Palavras-chave : Política Educacional; Currículo; Metodologia; Pesquisa Educacional.