Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SANTOS, Sanval Ebert de Freitas; JORGE, Eduardo Manuel de Freitas e WINKLER, Ingrid. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.2-19. Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656150.
Dentre as tecnologias que a transformação digital apresenta, a Inteligência Artificial (IA) e a Virtualização estão entre as que mais impactam as relações sociais e de produção em diversas áreas, tais como finanças, varejo, mobilidade, saúde e educação. Nesta última se destacam os ambientes virtuais que são utilizados como ferramenta didática nas relações de ensino e aprendizagem. Este artigo tem o objetivo de discutir as técnicas de inteligência artificial e virtualização incorporadas em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEAs) a partir da descrição do surgimento da ferramenta, seguindo pela evolução frente aos desafios e perspectivas tecnológicas de ensino na educação online, seja na modalidade presencial, semipresencial ou à distância. Para tanto, será apresentado uma linha de evolução estruturada a partir de uma pesquisa bibliográfica de natureza descritiva, fundamentada por artigos científicos que discutem a temática e relaciona os aspectos didáticos e tecnológicos enfatizando a concepção, aplicação e desafios da arte de ensinar através de ciberespaços como os ambientes virtuais. Por fim se conceitua e discute as técnicas de inteligência artificial e virtualização, bem como sua incorporação em ambientes virtuais e relevância no processo de inovação das relações de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave : Ambientes virtuais; Educação; Inovação; Inteligência Artificial; Virtualização.