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ETD Educação Temática Digital
versão On-line ISSN 1676-2592
Resumo
SOUZA, Kleyne Cristina Dornelas de e VIEIRA, Maria Clarisse. NARRRATIVAS E DIREITOS HUMANOS: DA (IN)VISIBILIDADE DAS RUAS PARA O EMPODERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.212-230. Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656630.
Este artigo tem por objetivo analisar a educação de jovens e adultos (EJA) como uma possibilidade das pessoas em situação de rua exercerem o direito à educação, recuperando o protagonismo e a autonomia a partir de suas narrativas. Para tanto, utiliza metodologicamente a pesquisa exploratória, bibliográfica e algumas narrativas constituídas na pesquisa empírica com educandos da EJA em situação de rua. O estudo dialoga com autores que abordam os direitos humanos e o mundo do trabalho, por compreender a necessidade de diálogos e ações cada vez mais estreitos entre educação de jovens e adultos, trabalho e direitos humanos. O artigo aponta a importância de uma educação de jovens e adultos que não fragmente os saberes e os sujeitos, mas que desenvolva nesses educandos a capacidade de reflexão e ação diante da violação de direitos, fomentando o processo formativo e a produção do conhecimento em/para a educação em direitos humanos. No processo da narrativa, a memória se faz presente, associando vivências individuais e coletivas e trazendo à tona a memória do grupo social a qual pertencem.
Palavras-chave : Educação de jovens e adultos; Pessoas em situação de rua; Direitos humanos; Narrativas.