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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SATHLER, Conrado Neves  e  OLIVEIRA, Esmael Alves de. CONTROLE SOCIAL E ENSINO EM SAÚDE: POR UMA PRÁXIS PSICOLÓGICA DECOLONIAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2022, vol.24, n.2, pp.491-503. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v24i2.8660026.

Contextualização:

A 16ª Conferência Nacional de Saúde propiciou a participação qualificada de 12 estudantes de um curso de Psicologia da região Centro-Oeste do País matriculados no Projeto Políticas Públicas desenvolvido em Estágio do Núcleo Comum. Foram acompanhadas, simultaneamente, reuniões de Conselhos Municipais dessa área e outras conferências. O objetivo do Estágio foi integrar habilidades para atuação nos desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde.

Descrição da Experiência:

Os estudos preparatórios dos eixos dessa Conferência - Financiamento, Princípios e Direitos - iniciaram-se em março e permaneceram até setembro de 2019 com as reuniões dos Órgãos de Controle Social. Este estudo é descritivo, tipo Relato de Experiência e apresenta parte das análises de enunciados problematizados pelo grupo. O método de trabalho em supervisão foi a roda de conversa e as teorias que fundamentaram as análises foram discursivas e decoloniais.

Resultados e Impactos:

Esse Estágio propiciou o desenvolvimento de competências teóricas, técnicas e sociais por meio do desenvolvimento do protagonismo estudantil na busca de reflexão constante e de autonomia política.

Considerações Finais:

A participação social como atividade de Ensino em Saúde mostra- se potente no desenvolvimento de competências para atuação no Sistema Único de Saúde apesar dos entraves presentes nos espaços de Controle Social. Concluímos que a supervisão de Estágio continua a ser um componente valioso para a formação em Psicologia.

Palavras-chave : Ensino em saúd; Estágio curricular; Políticas públicas; Psicologia social.

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