1 RESENHA
O movimento da Educação do Campo, no Estado do Espírito Santo, constitui-se em diversas frentes de luta e trabalho. Todas as iniciativas em busca de uma educação de qualidade e que dialoguem com as ruralidades são importantes para a garantia dos direitos dos povos camponeses. Algumas pesquisas vêm contribuindo no âmbito do registro dessas práticas e, também, promovendo reflexões e debates no que se refere às possibilidades de ampliação da oferta de uma educação libertadora para os povos do campo.
O livro “Educação do Campo: formação continuada de professores na prática”3 apresenta a construção dialética da formação continuada de professores em Domingos Martins, evidenciando o envolvimento de diversos sujeitos e instituições. Mônica Nickel 4 destaca em seu livro elementos históricos, culturais, econômicos e sociais que, somados a criação do Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação dos Profissionais da Educação de Domingos Martins - ES, constituíram e consolidaram a formação continuada para os(as) professores(as) do campo do município.
Ao longo do texto a autora aponta os caminhos percorridos, as contradições vividas, as ações e reflexões promovidas, abordando o papel de cada sujeito envolvido em todo o processo, revelando assim seu compromisso com os princípios da Educação do Campo e com o rigor da pesquisa. Contextualiza o leitor, destacando alguns elementos históricos considerados por ela como fundamentais na construção do processo formativo e na práxis dos(as) professores(as) no município.
Considerando os elementos históricos é possível perceber em sua obra, descrições das inquietações e das ações dos técnicos pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Esporte - SECEDU junto aos professores(as). Algumas ações formativas impulsionaram os diálogos em relação à Educação do Campo, iniciando com os(as) professores(as) das escolas unidocentes5 e pluridocentes6, e que culmina na elaboração da proposta pedagógica para essas escolas. Essa formação demonstrou a importância e a necessidade da superação de momentos formativos pautados apenas em palestras, sem o envolvimento dos profissionais e sem continuidade das ações.
Outro ponto importante, destacado por Nickel é a aproximação da SECEDU com a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, por meio da oferta de curso de extensão e, posteriormente, de especialização em Educação do Campo, que contribuiu para aprimorar os diálogos sobre os princípios da Educação do Campo, bem como o entendimento desse conceito. A autora descreve, então, como essas iniciativas culminaram na criação do Centro de Pesquisa e Formação em Domingos Martins, elencando suas atribuições e as contribuições dessa nova organização da formação continuada dos(as) professores(as), promovendo mudanças nas práticas escolares.
Uma reflexão abordada pela autora é sobre a realidade de que parte dos(as) professores(as) iniciantes se demonstram inseguros e “despreparados” para a complexidade do cotidiano escolar, apontando possíveis fragilidades da formação inicial na prática do professor.
Ainda sobre a questão anterior, a autora traz relatos de professores(as) recém- licenciados(as), que mencionam a disparidade entre o tipo de educação recebido na licenciatura e o tipo de educação que lhe é orientado a desenvolver na sala de aula. Enfim, a autora nos leva a refletir sobre a necessidade de aproximação entre as universidades, as secretarias de educação e a realidade das escolas de educação básica, para que a formação inicial e continuada ofertada aos professores(as) contribua para a preparação profissional e para o desenvolvimento do trabalho, quando assumirem uma sala de aula.
Além do exposto, elementos como as dificuldades orçamentárias dos municípios, consciência de classe dos(as) professores(as), preconceitos com os movimentos sociais do campo, formadores exclusivos, espaços adequados para a formação, entre outros, aparecem como desafios, tanto para equipe do Centro de Pesquisa e Formação, quanto na análise dos(as) professores(as).
Tendo em vista as dificuldades encontradas, Nickel aponta, então, a importância da oferta da formação continuada aos professores da educação básica, no município de Domingos Martins. Enfatiza, também, a necessidade dessa formação ser desenvolvida em uma perspectiva de reflexão contínua, contextualizada, articulada entre as etapas de educação ofertadas no município e com uma linha teórica definida para embasar as reflexões e a prática. Deste modo, quando há um processo construído coletivamente, os sujeitos se envolvem e as dificuldades vão sendo repensadas e superadas. Assim, toda a reflexão produzida possibilita tomada de consciência, definição de princípios e ressignificação da prática.
Ainda sobre a formação continuada, a autora promove um diálogo com teóricos que discutem a Educação do Campo, a formação continuada de professores e as parcerias7 na construção de uma educação significativa. Apoiada nos autores com os quais dialoga, Nickel considera a formação continuada como uma possibilidade de promover nas escolas as mudanças necessárias, principalmente, nas práticas pedagógicas, em busca de, diuturnamente viabilizar a qualidade necessária à educação.
Em relação à parceria estabelecida entre o município de Domingos Martins, por meio da SECEDU, e a Universidade, Nickel enfatiza que com a criação do Centro de Pesquisa e Formação e a parceria estabelecida com a UFES, a educação começou a destacar-se em relação ao trabalho desenvolvido na formação continuada de professores, abordando temáticas, até então, pouco discutidas e conhecidas como: é o caso da Educação do Campo.
A autora considera que a formação continuada, ofertada no município, proporcionou uma mudança na prática pedagógica desenvolvida nas escolas, Nickel salienta que a prática dos(as) professores(as) se tornou um instrumento de transformação dos contextos educacionais e sociais nas comunidades às quais estão inseridas.
A estudiosa afirma que, por meio da formação continuada, promoveu-se um movimento de ação-reflexão-ação sobre o processo de ensino e aprendizagem, tendo a realidade como fonte de conhecimento reflexivo e os estudos dos conhecimentos historicamente acumulados e articulados, contribuindo na construção da práxis pedagógica. Além disso, Nickel enfatiza que, por meio das reflexões realizadas na formação, os professores estabeleceram um diálogo mais próximo com as famílias e as comunidades atendidas.
Assevera a autora que a formação continuada desenvolvida em Domingos Martins se constituiu e se aperfeiçoou, ao longo dos anos, de forma dialética, mantendo a essência e o compromisso com a formação dos estudantes, mas se modificou e se ressignificou a partir dos diálogos com os sujeitos envolvidos nesse processo. Essa constituição possibilitou a tomada de consciência, bem como a valorização do território campesino em que esses professores(as) estão inseridos.
O estudo da realidade, na qual as escolas estavam inseridas, proporcionou conhecimento das demandas e necessidades dos sujeitos, evidenciando que esse movimento dialético contribui no crescimento, tanto dos profissionais que participam da formação, quanto dos estudantes e familiares que fazem parte da comunidade escolar. O ato de refletir sobre as práticas pedagógicas, realizadas na Educação do Campo, com o objetivo de valorizar e fortalecer a coletividade e suas identidades, permite reconhecer os embates e as contradições presentes.
Ao descrever o processo de formação continuada ofertada em Domingos Martins, Nickel apresenta ainda, algumas dificuldades encontradas na proposição de ações formativas, que têm o compromisso com a construção de políticas públicas para a educação. De modo geral, a pesquisadora destaca que, como se vê, há propostas de governo dentro das Secretarias de Educação, com concepções e abordagens específicas de quem assume a gestão e que, algumas vezes, não dialogam com experiências já existentes, podendo interferir na efetivação de uma formação enquanto processo contínuo, consistente e eficaz. Porém, para a construção de políticas públicas é essencial garantir e instigar a leitura da realidade, a continuidade formativa, a elaboração de documentos e a instituição de legislações pertinentes para, efetivamente, promover a transformação da práxis escolar.
Tomar consciência da pertença a um território, assumir e compreender suas características e pensar uma educação comprometida com seu fortalecimento evidencia uma práxis revolucionária. O campo é um espaço de saberes e fazeres próprios, que produz e promove a vida, a cultura e também relações sociais solidárias. Promover e fortalecer o campo por meio da educação é contribuir para o fortalecimento da identidade camponesa e promover uma sociedade melhor. A Educação do Campo em suas diversas faces é uma construção coletiva na promoção da formação integral dos sujeitos e aponta novas possibilidades de trabalhar e viver.
Portanto, promover uma educação libertadora necessita de encontros, reencontros, formação, reflexão, construções e reconstruções, superações de preconceitos e definição de concepções e princípios. E os espaços de formação continuada são fundamentais nesse processo, como demonstra Nickel.
A leitura do livro foi uma oportunidade de conhecer uma experiência formativa construída dialética e historicamente, com base em reflexões coletivas, estudos teóricos, análise da realidade e estabelecimento de parcerias, que resultou na transformação dos sujeitos e da práxis das Escolas do Campo, no município de Domingos Martins, Estado do Espírito Santo.
É importante salientar que quando a autora aponta uma mudança significativa na realidade educacional do município de Domingos Martins, afirma que isso se deu pelo processo de formação continuada ofertada pelo Centro de Pesquisa, Apoio Pedagógico e Formação. A princípio, entende-se a importância de um espaço de referência para pensar e conduzir os processos formativos, porém, em se tratando de formação profissional, este espaço pode não ser autossuficiente para dar conta de todas as necessidades formativas e expectativas dos profissionais da educação.
Portanto faz-se necessário ampliar as visões acerca das demandas, estabelecer novos diálogos, novas possibilidades e assim alcançar outras parcerias e espaços formativos, tendo em vista a garantia de uma Educação do Campo de qualidade.