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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
HADDAD, Sérgio. Novas formas de ativismo social: o que há por trás das mobilizações de rua? O movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP). e-Curriculum [online]. 2016, vol.14, n.2, pp.572-601. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2016v14i2p0572.
Este trabalho trata de desvendar a forma e o sentido que tiveram práticas educativas de um dos movimentos que deram origem às manifestações ocorridas no Brasil em 2013: o Movimento Passe Livre de São Paulo (MPL-SP). O MPL é identificado no contexto das lutas pelo direito à cidade, tendo como referência central a conquista da tarifa zero para os transportes coletivos. Tomando como referência a Educação Popular, o trabalho foi produzido tendo como base documentos e entrevistas com três dos seus participantes. O resultado aponta para a preocupação do movimento em fazer do trabalho educativo uma das suas estratégias para arregimentar novos participantes, em particular nas escolas. Mostra, também, a preocupação com o trabalho de formação dos seus militantes, sendo esse assistemático e construído a partir da vontade e orientação descentralizada da base do movimento. O estudo discute que, apesar dessas práticas educativas terem identidade com as características da tradição da Educação Popular, elas se distanciam no sentido do peso que a formação teórica tem para o trabalho político do movimento.
Palavras-chave : Educação Popular; Educação não Escolar; Movimento Passe Livre.