Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PEREIRA, Antonio. Avaliação e reformulação de currículo: relações que se (des)encontram na prática. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.293-324. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p293-324.
O texto problematiza a relação avaliação e reformulação curricular a partir da análise de artigos publicados em eventos científicos e revistas no campo do currículo, como a ANPED - GT 12, Revista -Currículum, Currículo Sem Fronteira e Espaço do Currículo. A escolha desses lócus de investigação objetivou compreender/responder a hipótese de que ainda não existe uma relação intensa entre avaliação e políticas de currículos, avaliação e reformulação/construção curricular, quando muito uma relação esporádica demandada pela necessidade do grupo que está reformulando o currículo, do que propriamente algo consensual no sistema educacional brasileiro. A organização dos dados demonstrou escassez da temática avaliação de currículo, bem como da relação avaliação e reformulação curricular. Esses dados corroboram essa afirmação quando demonstram que existe um desencontro dessa relação nas narrativas e proposições de autores que descrevem as experiências sobre reformulação/construção curricular. Mas, esse resultado se mostra insuficiente para afirmar com segurança a hipótese aqui intencionada, sugerimos então a continuidade dessa investigação a partir da inclusão de outras fontes, como banco de teses e de outros periódicos da área da educação.
Palavras-chave : Currículo; Avaliação de Currículo; Reformulação Curricular.