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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
BRAGA, Maria Margarete de Sampaio e FAGUNDES, Maurício Cesar Vitória. Prática pedagógica e didática humanizadora: materialidade de pressupostos de Paulo Freirei. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.2, pp.524-549. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i2p524-549.
Com o objetivo de anunciar ações e relações que contribuem para a construção de uma didática humanizadora na Educação Básica e Superior, via práticas pedagógicas participativas, foram utilizadas como campo empírico duas instituições, uma de Ensino Fundamental e outra de Ensino Superior. O estudo decorre de duas pesquisas de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, que recorreram a entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise de documentos para a coleta da empiria. Freire (1978, 1982, 2002, 1988, 2000, 2007, 2001, 1996, 1984); Shör e Freire (1986); Freire e Faundez (1985) foram os teóricos que deram suporte às análises das relações escola/universidade-sociedade, ensino-pesquisa-aprendizagem, conhecimentos populares-conhecimentos eruditos, conteúdo-forma, elementos de uma didática humanizadora, de matriz freireana. Foi possível perceber que práticas participativas ganham vida nos dois níveis de ensino, em movimentos nos quais os estudantes assumem a condição de sujeitos sociais, construindo e re-construindo as bases que podem sustentar uma didática humanizadora, lastreando a assunção de seus papéis sociais como sujeitos coletivos, com a capacidade de ler a realidade, interrogar-se e interrogá-la, realizando uma práxis transformadora.
Palavras-chave : Prática Pedagógica; Prática Docente; Didática Humanizadora; Pedagogia de Paulo Freire.