Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
MORETTI, Cheron Zanini; VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke e CORREA, Aline Mesquita. Possibilidades emancipatórias Na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul: diálogos entre a pedagogia da alternância e a educação popular. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.3, pp.821-841. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p821-841.
Este artigo tem como objetivo geral compreender como acontecem as possibilidades emancipatórias na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), situada na Região do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Para tanto, apresentamos aspectos de contexto histórico em que se inserem a Pedagogia da Alternância e a Educação Popular buscando compreender o encontro entre ambas na realidade brasileira. Em seguida, o diálogo entre a alternância no tempo-espaço-escola/tempo-espaço-campo com a intencionalidade política na experiência dessa escola. A partir da realização de observação participante, de entrevistas semiestruturadas e de análise a partir de uma perspectiva freireana, pudemos sistematizar e compreender a essência desse fenômeno educativo por meio das relações dialéticas entre: do-discência e práxis; educação e trabalho; saber e experiência; e, conhecimento e humanização como indicadores da emancipação na educação do campo na EFASC.
Palavras-chave : Possibilidades Emancipatórias; Escola Família Agrícola; Pedagogia da Alternância; Educação Popular; Educação do Campo.