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Revista e-Curriculum
versão impressa ISSN 1809-3876versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
AGUIAR, Denise Regina da Costa. O direito de aprender no cotidiano da escola pública. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1081-1099. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1081-1099.
A pesquisa objetivou investigar os pressupostos que presidem a estrutura curricular numa concepção crítico-emancipatória e analisar uma proposta político-pedagógica para o ensino fundamental que considera a diversidade cultural, a desigualdade social existente e o direito de todas as crianças à aprendizagem na escola pública. Trata-se de uma mudança na lógica da escola, um processo sócio-histórico-cultural vislumbrando a construção de uma escola pública, popular, democrática, com qualidade social. A função social da escola objetiva a aquisição de conhecimentos e valores, a formação humana e a formação cidadã, o direito à voz, à participação, à reinvenção do mundo e tem como horizonte a construção de uma escola mais justa e solidária. Por fim, a educação popular e a estrutura curricular crítico-emancipatória condicionam uma mudança radical na estrutura organizacional no cotidiano da escola e na proposta de gestão da política pública em um sistema de ensino.
Palavras-chave : Ensino Fundamental; Currículo Crítico Emancipatório; Aprendizado.