Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PIMENTEL, Álamo. PROSELITISMO PEDAGÓGICO E CONVERSÃO IDEOLÓGICA NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.3, pp.1288-1311. Epub 28-Out-2019. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1288-1311.
Em meio a um contexto político de declínio democrático no país, a imposição de um modelo educacional por meio da Reforma do Ensino Médio acirrou disputas políticas e produziu um debate marcadamente ideológico sobre a educação. Com o uso de filmes publicitários, o governo federal procurou responder críticas e “instruir” a população brasileira sobre aspectos da proposta reformista, entre esses, a divisão do ensino médio por áreas e a liberdade de escolha curricular. Por meio da análise de discurso com base em Mikhail Bakhtin (2003, 2009) e Michel Foucault (2000, 2009) e com as ferramentas de abordagem metodológica dos discursos a partir de uma perspectiva pós-colonial, conforme a acepção de Homi Bhabha (1998), este artigo busca destacar as marcas neoliberais e neocoloniais presentes na propaganda da reforma. Compreendendo a mídia como um dispositivo pedagógico (FISCHER, 2002), enuncia-se o proselitismo pedagógico, a conversão ideológica e a produção de hegemonia como objetivos das produções publicitárias sobre a Reforma. A ideologia é, aqui, concebida como potência discursiva geradora de modos de subjetivação e operadora de relações de saber/poder no âmbito das políticas culturais e educacionais.
Palavras-chave : Mídia; Ideologia; Ensino médio; Educação; Cultura.