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Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
SILVA NETA, Maria de Lourdes da; OLIVEIRA, Denilson Cursino de; PACHECO, Mayara Alves Loiola e BARROSO, Matheus Paiva Serpa. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA: PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE. e-Curriculum [online]. 2020, vol.18, n.1, pp.283-306. Epub 30-Set-2020. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i1p283-306.
A formação de professores tem sido objeto de pesquisas no Brasil e em outros países. Desse modo, escolhemos como objeto desta pesquisa a formação dos docentes de um curso de Medicina Veterinária ofertado em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, objetivando investigar o percurso formativo dos professores para o exercício da docência universitária. O referencial teórico basilar foi constituído pelos estudos de Pimenta e Almeida (2009), Costa (2007), Cunha (2006), Prates Barbosa (2003), dentre outros. A pesquisa de abordagem quali e quanti aliou-se ao estudo de caso e às técnicas de coleta de dados bibliográfica e documental, atentando para as indicações da Lei de Diretrizes e Bases (Lei Nº 9.394/1996) e do Projeto Pedagógico do Curso, com o intuito de analisar o currículo Lattes de 61 docentes. Os dados apontaram que, na formação inicial acadêmica dos professores de Medicina Veterinária, prevalecem os cursos de bacharelado, com 50 docentes doutores, e a oferta de cursos de formação contínua chancelados pela IES pesquisada, bem como a disseminação de políticas internas destinadas ao desenvolvimento profissional dos docentes da instituição.
Palavras-chave : Formação docente; Docência universitária; Curso de bacharelado.