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Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
OLIVEIRA, Samara Taveira de; BEZERRA, José Eudes Baima e BRAGA, Maria Margarete Sampaio de Carvalho. O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E OS INTERESSES DE CLASSES ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 E OS DIAS ATUAIS: QUEM TEVE DIREITO DE ACESSO?. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.1, pp.368-389. Epub 10-Maio-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i1p368-389.
Este texto investiga em que medida as políticas educacionais entre os anos 1970 e os dias atuais promoveram o acesso ao Ensino Superior. São consideradas as demandas sociais da classe trabalhadora ou da elite brasileira? As reformas educacionais, promovidas pela Lei n° 5.692/1971 e Lei n° 13.415/2017, se encaminham para uma educação emancipada ou atendem a interesses divergentes da classe trabalhadora? Os estudos revelaram que a precarização da educação pública, de nível básico ao superior, intensifica-se no contexto de crise do capital. Os procedimentos metodológicos utilizam o método dialético, com revisão bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a educação básica sempre se encaminhou para um processo de dualidade estrutural, direcionando o jovem da classe trabalhadora ao trabalho precoce e, os filhos da elite à Universidade, marcando trajetórias de vida distintas no Brasil.
Palavras-chave : Ensino Superior; Educação Básica; Precarização; Trabalho.