Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
ALMEIDA, Verônica Domingues e SA, Maria Roseli Gomes Brito de. TESSITURAS CURRICULARES INOVANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.938-960. Epub 30-Ago-2021. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p938-960.
Este texto discorre sobre as tessituras curriculares de um Mestrado Profissional em Educação, tensionando concepções de currículo, intervenção e inovação enrijecidas, homogeneizantes e descontextualizadas, social e culturalmente. Apresenta-se a proposta do curso, enfatizando a centralidade de pesquisas sobre e no currículo como concretização de Investigações em Campo Piloto. Discutem-se perspectivas conceituais e analíticas de intervenção e inovação na proposta curricular, estabelecendo diálogo com os resultados dessas investigações. Considera-se a dimensão inovante do curso pela abertura de sua proposta ao privilegiar a processualidade, a organização em rede, a heterogeneidade e a diferença como princípios não colonizadores e por arquitetar inovações instituintes, fundadas de modo colaborativo e abertas à diversidade e à heterogeneidade dos processos educativos de redes públicas de Educação Básica.
Palavras-chave : Currículo; Diversidade; Inovação; Intervenção; Mestrado Profissional em Educação.