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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

DANIN, Rosely; RANGEL, Luciana Pinto  e  BECKER, Maria Luiza Rheingantz. TOMADA DE CONSCIÊNCIA E AUTONOMIA EM CONTEXTOS PEDAGÓGICOS: UM ESTADO DA ARTE. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.3, pp.1316-1341.  Epub 17-Dez-2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i3p1316-1341.

O presente artigo traz um estudo do Estado da Arte a respeito do alcance e utilização das teorias de Jean Piaget sobre Tomada de Consciência e Autonomia em produções acadêmicas brasileiras relacionadas à área de educação. Para tanto, realizamos um mapeamento em bancos de periódicos da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e do Banco de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, assim como na Schème - Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, com foco em artigos publicados em revistas científicas nos últimos dez anos (2009-2019). As produções que adotam os conceitos piagetianos se concentram nas instituições de ensino superior das regiões Sul e Sudeste do País. A escassez de estudos que apresentam esse aporte teórico levanta uma série de questionamentos sobre o acesso e estudo das obras do período mais tardio de Piaget e lança aos estudiosos da Epistemologia Genética o desafio de aumentar sua divulgação.

Palavras-chave : Tomada de Consciência; Autonomia; Jean Piaget; Práticas Pedagógicas..

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