Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
CAMARGO, Leila Maria; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; GOMES, Raimunda Kelly Silva e FIGUEIREDO, Arthane Menezes. Diversidade sociocultural e currículo nas Amazônias:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.1, pp.238-261. Epub 06-Maio-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p238-261.
O artigo discute a diversidade sociocultural nas múltiplas Amazônias e suas inter-relações com o currículo e a formação de professores, em sua pluralidade socioambiental. É uma pesquisa qualitativa bibliográfica vinculada ao Núcleo de Estudos em Currículos e Processos Formativos de Professores e Professoras nas Amazônias (Nucfor), e ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad/Amazônia). Discute a importância da diversidade enquanto direito de todos os povos e compreende as Amazônias em suas múltiplas formas de estar no mundo, a fim de resistir à padronização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Nacional da Formação de Professores (BNC-Formação). Concluímos que é necessária uma disputa para garantir que a diversidade e os conhecimentos tradicionais sejam reconhecidos como saberes válidos em contraposição à monocultura do conhecimento.
Palavras-chave : currículos; diversidade sociocultural; Amazônias; formação de professores.