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Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
VELANGA, Carmen Tereza; BOSQUE JUNIOR, Carlos Alberto e MOREIRA, Melissa Velanga. Diálogos (im) possíveis:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.735-758. Epub 21-Nov-2022. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p735-758.
O objetivo é refletir sobre a função do professor de artes no Ensino Médio e a nova Base Curricular Comum Nacional na prática docente. A pesquisa possui abordagem qualitativa descritiva, os sujeitos são professores de artes, alunos e membros da comunidade. Foram utilizadas autonarrativas, entrevistas e registros documentais, no período de 2019-2020, em um Instituto Federal na fronteira Brasil-Bolívia. As contribuições teóricas estão nos estudos de Currículo, Colonialidade do Poder e Ensino de Arte. A narrativa traz os preconceitos sofridos e as penalidades à produção artística livre na instituição. Resultados indicam o crescimento da censura e da intolerância à liberdade de expressão e do magistério; um currículo acrítico vinculado à obrigação de reproduzir conhecimentos padronizados; discursos e documentos oficiais pressupondo o contrário.
Palavras-chave : currículo; ensino médio; ensino de arte; decolonialidade.