Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
SCHNEIDER, Ana Paula Rossaci e PACIFICO, Juracy Machado. Diferença Cultural:. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.3, pp.975-998. Epub 02-Jan-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p975-998.
O estudo aqui apresentado, pautado pela investigação da realidade de uma escola no interior da região Amazônica, consubstanciou reflexões sobre as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição objetivando o planejamento de práticas pedagógicas diferenciadas e integradoras aos estudantes indígenas na escola urbana. Os aportes teóricos estão embasados em teorias pós-críticas. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação, coerente com a proposta do projeto de estabelecer uma intervenção na realidade visando sua melhoria. Os resultados apontam que a educação ideal para os estudantes indígenas em contexto urbano ainda está em construção, marcada pela ausência de conhecimentos com relação à educação decolonial e intercultural e necessidade de trabalhar a Lei 11.645/2008.
Palavras-chave : indígenas em escolas urbanas; educação intercultural; educação decolonial; ações pedagógicas diferenciadas.