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Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
CORREA, Shirlei de Souza; THIESEN, Juares da Silva e HENTZ, Isabel Cristina. Contribuições para o estado da arte: O que apontam as pesquisas sobre a reforma do ensino médio?. e-Curriculum [online]. 2022, vol.20, n.4, pp.1574-1602. Epub 30-Jan-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1574-1602.
O objetivo deste artigo é identificar e analisar os estudos acadêmicos publicados na área da Educação sobre a reforma do EM que foi impulsionada pela Lei 13.415/2017, e contribuir com a produção do estado da arte dessa temática. Foi realizado o levantamento de artigos científicos e de teses e dissertações publicados e/ou defendidos no período entre 2017 e 2020. Como enfoques na produção sobre a reforma do EM, observou-se como marcantes as discussões sobre políticas, currículo, educação profissional e juventudes. Essa produção tem um caráter de denúncia dos interesses envolvidos na concepção da reforma, principalmente os de ordem global, que propõem uma educação a serviço do capital, além de uma forte crítica às mudanças que se anunciam na estrutura e funcionamento do EM, com reflexos na formação das juventudes, especialmente aquelas que frequentam a escola pública.
Palavras-chave : ensino médio; reforma do ensino médio; Lei 13.415/2017; estado da arte.