Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PADUA, Carlos Alberto Lima de Oliveira; FRANCA-CARVALHO, Antonia Dalva e ALCOFORADO, Joaquim Luís Medeiros. Educação a Distância: processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e61601. Epub 13-Nov-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61601.
A Educação a Distância, no Brasil, tem expandido quantitativamente a formação de professores. No entanto, ainda são tímidas as discussões científicas que contextualizam esse campo epistemológico. Nesse sentido, este artigo objetiva refletir sobre a Educação a Distância enquanto processo de ruptura tecnológica e social na formação de professores. Para tanto, trilhamos uma análise bibliográfica, a partir de considerações de autores que relacionam essa educação enquanto ruptura tecnológica e social. Os resultados apontam a necessidade tanto de acompanhamento e investimento estrutural diante da realidade do cidadão brasileiro, quanto de práticas diferenciadas que possam efetivar a aprendizagem reflexiva dos estudantes de Cursos de Licenciaturas.
Palavras-chave : educação a distância; formação de professores; tecnologias.