Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
FERREIRA, Sabrina Mendonça e GOUVEA, Tânia da Costa. A vida grafada nas asas invisíveis da docência: memória, afetos e experiências formativas na produção de currículos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59664. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59664.
O artigo coloca-se epistemologicamente em defesa do campo das pesquisas com os cotidianos e tem por objetivo desinvisibilizar possibilidades formativas em produções curriculares de múltiplas grafias que se entrelaçam em vidas por meio de narrativas em conversas entre docentes na vivência da escola básica pública. As pesquisas apontam para a potência dos encontros (GARCIA, 2015) como lugar de produção e sinalizam pistas na ampliação de sentidos que circulam diferentemente em duas instituições educacionais do estado do Rio de Janeiro, mostrando a complexidade envolvida em compreensões da profissão docente. O uso de narrativas de experiências como metodologia mobilizou memórias e afetos e ampliou possibilidades de significação no enfrentamento de desigualdades, no fortalecimento político e autoral docente e no reconhecimento da importância da produção curricular nos cotidianos docentes.
Palavras-chave : docência; grafias; cotidianos; produções curriculares.