Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
NACHTIGALL, Cícero e ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto. A dimensão narrativa na formação de professores de matemática: reflexões apoiadas nos conceitos de experiência crítica e experiência formadora. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59603. Epub 30-Jun-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59603.
Neste artigo, buscamos problematizar como uma experiência com a aprendizagem invertida em um curso de formação de professores de matemática dialoga com os conceitos de experiência formadora (JOSSO, 2010) e experiência crítica (WOODS, 1997, 1999). Este estudo é parte de uma pesquisa narrativa (auto)biográfica que busca compreender se, como e com que sentido o Seminário de Pesquisa-Formação possibilita aos sujeitos participantes significar e dar sentido às suas experiências formativas, especialmente no que se refere à experimentação de abordagens de ensino utilizando Tecnologias Digitais e ao potencial destas como possibilidade de fomento à autorregulação da aprendizagem. Em suma, os resultados parciais da pesquisa inauguram uma nova perspectiva na pesquisa em desenvolvimento e sinalizam que a experiência de aprendizagem invertida representou uma experiência crítica e formadora.
Palavras-chave : pesquisa-formação; pesquisa narrativa; ensino híbrido; aprendizagem autorregulada; experiências críticas.