Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
MARTINELLI, Núbia Rosa Baquini da Silva e RITTER, Jaqueline. Método experimental e procedimentos científicos como conteúdos no ensino fundamental: uma construção curricular possível. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56100. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56100.
Apresenta-se extrato de pesquisa-ação desenvolvida em aulas de Ciências, do Ensino Fundamental, na qual a professora torna-se pesquisadora da própria prática, efetivando produção curricular, que supera o ensino instrucional, considerando as motivações dos estudantes na relação com as mediações docentes como possibilidades de aprender e ensinar. Para a análise, utiliza-se um dispositivo analítico adequado à teoria bakhtiniana das interações discursivas. A linguagem mediadora, estruturante do pensamento materializa-se nas construções conceituais do-discentes, organizadas em forma de Temas de Enunciação que são os resultados dos movimentos de ensinar e aprender empreendidos e analisados. Os temas são: Sistematização de procedimentos e erro experimental e; Formulação de hipóteses, Inferência e Representatividade.
Palavras-chave : produção curricular; significação conceitual; mediação; linguagem; conceitos científicos.