Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
SILVA, Carlos Augusto Silva e; COSTA, Tatiana dos Santos; SANTOS, Franciele Pereira dos e CHRISTOFOLETTI, Rafael. Entre cartas:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59631. Epub 15-Dez-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59631.
Tomando como inspiração a filosofia da diferença, de Deleuze e Guattari, para pensar no currículo, experimentou-se o procedimento epistolar. Para tanto, neste artigo, pesquisadores/professores trocam cartas, questionando-se: o que temos produzido de nós mesmos com o currículo? A carta I traz uma composição de articulações entre uma cooperativa e uma escola, criando conexões entre as linhas rizomáticas do currículo e o cotidiano escolar, dos saberes de catadores e professores; na carta II, imagens são produzidas a partir do cotidiano escolar, atravessado pelo dentro/fora da escola; a carta III percorre lugares que produzem forças dionisíacas para pensar o currículo e suas articulações com a besteira da utilidade. Por fim, buscou-se pensar nas cartas e seus encontros como uma possibilidade de escrever outro lugar para o currículo, combatendo a rigidez, propondo alianças sem hierarquias.
Palavras-chave : cartas; currículo; filosofia da diferença.