Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
PINTO, Karla Emanuella Veloso e MARTINS, Ronei Ximenes. Possíveis efeitos da Covid-19 nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Básica. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56042. Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56042.
O objetivo deste artigo é descrever possíveis efeitos causados pela pandemia de Covid-19 nas práticas docentes, com foco na apropriação de recursos tecnológicos digitais aplicados às atividades remotas, a partir das percepções de professores de escolas municipais e particulares da Educação Básica. A pesquisa, qualitativa e exploratória, ocorreu em uma cidade do interior de Minas Gerais. A metodologia se orienta pela Teoria Fundamentada em Dados, utilizando, também, o Discurso do Sujeito Coletivo como apoio para a articulação e análises das narrativas dos participantes. Embora ainda não seja possível mensurar os efeitos educacionais decorrentes do trabalho docente, os resultados indicam que a maioria dos docentes pesquisados aprimorou o uso de tecnologias nas práticas pedagógicas das atividades letivas do Ensino Fundamental II.
Palavras-chave : Covid-19; ensino remoto emergencial; professores; educação básica.