Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
BARBOSA, Suellen Ferreira; SILVA, Fabiana Sena da e SANTOS, Marcio Antonio Raiol dos. Currículo e interdisciplinaridade na Amazônia brasileira:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59446. Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59446.
Este estudo teve como objetivo realizar uma análise do currículo prescrito do estado do Pará configurado pelo Documento Curricular do Estado do Pará - etapa Ensino Médio (DCEPA-EM). O recorte objetivou investigar como é vista a complexidade na qualidade de fundamentação teórica na proposta do DCEPA-EM. Parte-se de uma concepção interdisciplinar, que se apresenta como um dos princípios curriculares norteadores da Educação Básica do estado, articulada à contextualização no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o artigo resulta de uma análise documental postulada na técnica de análise de conteúdo de Bardin e ancorada epistemologicamente na Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Os resultados apontam dissonância na proposta, pois ela não consegue abarcar a multidimensionalidade de saberes necessários à contextualização dos saberes, distanciando-se de uma perspectiva complexa de educação.
Palavras-chave : Amazônia; currículo; complexidade; Educação Básica; interdisciplinaridade.