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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
VALE, Antônio Marques do. Abordagem sobre um tema complexo de história: a relação entre finalidades da educação, poder e interesses. Práxis Educativa [online]. 2009, vol.04, n.01, pp.41-50. ISSN 1809-4309.
Busca-se, neste artigo, analisar criticamente as finalidades da educação. Nas raízes de uma crítica ao escolanovismo, o texto aponta que o fenômeno social da propaganda perpassa todos os objetivos, interesses e realizações das elites de formação industrial-burguesa, controladoras do Estado moderno. O referencial gramsciano, enquanto favorece a interlocução com Chomsky e sua obra denunciadora, explicita a agressividade de um modelo de propaganda nos EUA, também ajuda a ver a propaganda como fato social extremamente abrangente. Os poderes populares, prevenidos contra a ideia de educação pura e asséptica, numa inteligente resistência, abraçarão posições proativas para avançar com projetos educativos não elitistas e não concentradores.
Palavras-chave : Finalidades da Educação; Poder; Resistência.