Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
PULLIN, Elsa Maria M. Pessoa e PRYJMA, Leila Cleuri. Representações sociais da leitura: núcleo central e periferia dessas representações entre professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.207-222. ISSN 1809-4309.
Este artigo objetiva caracterizar a estrutura das representações sociais de leitura de professores que atuam no Ensino Fundamental da rede municipal de uma cidade do interior do Paraná. Um teste de associação livre de palavras foi utilizado para o levantamento dos dados. Das 322 palavras diferentes registradas, processadas pelo software EVOC, os elementos “conhecer”, “informar” e “essencial” parecem ser os constituintes do provável núcleo. Para esse grupo de professores, a leitura é essencial e necessária para a apropriação de conhecimentos. Implicações desses sentidos acerca da leitura e sugestões são apresentadas no decorrer do texto.
Palavras-chave : Leitura; Representações Sociais; Professores.