Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
CRUZ, Fatima Maria Leite e MAIA, Lícia de Souza Leão. Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de matemática segundo estudantes e professores. Práxis Educativa [online]. 2011, vol.06, n.02, pp.235-247. ISSN 1809-4309.
O texto trata das representações sociais de 528 sujeitos, sendo 163 professores de matemática e 365 estudantes de instituições públicas e particulares do Estado de Pernambuco, acerca do professor de matemática. Os dados foram coletados a partir de um método trifásico: questionários de associação livre, seminários temáticos à luz de grupos focais e entrevistas. Os resultados foram construídos progressivamente com os participantes, que recebiam em cada etapa a análise da etapa anterior. Os questionários foram tratados pelo software Tri-deux, e os sentidos das falas nas duas outras fases, interpretados pela análise de conteúdo segundo Bardin. Encontramos estereótipos como o dom para ensinar e aprender matemática e a inteligência superior e anormal do professor de matemática.
Palavras-chave : Representações Sociais; Professor de Matemática; Estereótipos.