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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
FAVORETO, Aparecida; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago e ZANARDINI, Isaura Monica Souza. Formação docente: relação entre alienação e práxis reflexiva. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.3, pp.980-994. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i3.016.
O artigo tem como propósito refletir sobre o Trabalho Docente e seu processo formativo por intermédio de pesquisa bibliográfica. Inicialmente, define o que é trabalho social humano, tanto em seu aspecto produtivo quanto em sua forma alienante; posteriormente, busca compreender o Trabalho Docente na sua especificidade e nos aspectos determinantes da sociedade capitalista. Destes estudos, problematiza sobre a relação teoria e prática na formação docente, verificando as condições objetivas e subjetivas inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, em que conteúdo e método unificam-se e complementam-se, constituindo a práxis reflexiva. Neste caso, concluiu que a lógica dialética é uma das possibilidades de refletir sobre a relação teoria e prática.
Palavras-chave : Formação Docente; Trabalho Docente; Práxis Reflexiva.