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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Políticas conservadoras no contexto escolar e autonomia docente. Práxis Educativa [online]. 2020, vol.15, e2015335. Epub 02-Set-2020. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.15335.069.
Este artigo discute algumas estratégias desenvolvidas na atualidade por movimentos políticos conservadores, em forma de projetos como o “Escola sem partido” e campanhas contra a chamada “ideologia de gênero”, que atentam contra a autonomia profissional docente e ameaçam o direito à educação pública, gratuita, laica e de acesso universal. A hipótese central é que essas campanhas têm encontrado um ambiente escolar bastante fragilizado pelas políticas de responsabilização docente que se fundamentam em um discurso único sobre a qualidade da educação, na gestão escolar baseada em objetivos, orientada pelos preceitos da economia privada. A tentativa foi de compreender esse processo dentro de um quadro político mais amplo que explica a mudança de orientação conservadora nas políticas governamentais, mas que encontram relativa sustentação popular.
Palavras-chave : Políticas conservadoras; Educação; Autonomia docente.