O livro Education Policy research: epistemological and theoretical issues (Pesquisa em Política Educacional: questões teórico-epistemológicas), organizado por Jefferson Mainardes e Silvana Stremel, possui nove capítulos, os quais podem ser divididos em quatro temáticas distintas: a) textos teóricos sobre epistemologias da Política Educacional (Capítulos 1 e 2); b) textos que fundamentam a teoria e a prática da metapesquisa em Política Educacional (Capítulos 3, 4, 5 e 6); c) um estudo sobre a constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil (Capítulo 7); e d) estudos e reflexões sobre a formação do pesquisador para o campo da Política Educacional (Capítulos 8 e 9).
Os capítulos resultam de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe) , a qual os autores estão vinculados. O objetivo principal do livro é disponibilizar os estudos da ReLePe, em Língua Inglesa, fato que pode levar a uma maior internacionalização da referida rede de pesquisa criada em 2010. A criação dessa rede de pesquisa foi liderada pelos professores Cesar Tello (Argentina) e Jefferson Mainardes (Brasil), a partir da constatação de que, na América Latina, havia muitas pesquisas e publicações sobre Políticas Educacionais, mas poucos estudos sobre as questões teórico-epistemológicas da pesquisa em Políticas Educacionais; em outras palavras, sobre os fundamentos teóricos que têm sido utilizados pelos pesquisadores do campo. Diversas contribuições de pesquisadores vinculados à ReLePe têm sido reconhecidas no campo da Política Educacional, principalmente a partir de publicações que abordam o Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) e a metapesquisa (TELLO, 2012; TELLO; MAINARDES, 2015b; MAINARDES; TELLO, 2016; MAINARDES, 2018c), os objetos de estudo da Política Educacional (TELLO, 2015; MAINARDES, 2018b; SOUZA, 2016); debates acerca do pluralismo como perspectiva epistemológica (TELLO; MAINARDES, 2012, 2015a; MAINARDES, 2018a); ensino de Política Educacional (FLACH; MASSON, 2014; STREMEL; MAINARDES, 2015; GIOVINE, 2016; MAINARDES; STREMEL; ROSA, 2017; MÁS ROCHA; LIZZIO; GIMÉNEZ, 2017; MOREIRA; IULIANELLI, 2017; GUIMARÃES-IOSIF; LIMEIRA; SANTOS, 2018; MENDES, 2018; ROSA; TROJAN, 2019); formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional (GOROSTIAGA, 2017; MAINARDES; STREMEL, 2019); constituição do campo acadêmico da Política Educacional na América Latina (GARCIAS FRANCO, 2014; STREMEL, 2016, 2017; STREMEL; MAINARDES, 2016, 2018), entre outros temas. De modo geral, o livro pretende indicar que há um pensamento latino-americano sobre epistemologias da Política Educacional que merece ser debatido no cenário internacional das pesquisas sobre Políticas Educacionais.
Os dois primeiros capítulos do livro destinam-se a apresentar conceitos básicos do EEPE e dos níveis de abordagem e de abstração. No Capítulo 1, César Tello explora os três elementos do EEPE: a perspectiva epistemológica, o posicionamento epistemológico e o enfoque epistemetodológico. O autor explica que esses conceitos podem ser utilizados pelo próprio pesquisador, como exercício da reflexividade e da vigilância epistemológica (Bachelard, Bourdieu), bem como para a realização da metapesquisa em Política Educacional - a análise de pesquisas do campo (teses, dissertações, artigos, relatórios de pesquisa, etc). O Capítulo 2, de Jefferson Mainardes e César Tello, caracteriza os três níveis de abordagem/abstração que podem ser identificados nas pesquisas do campo da Política Educacional: descrição, análise e compreensão. Trata-se de um capítulo que apresenta contribuições altamente relevantes para a compreensão da produção de conhecimento no campo da Política Educacional, pois o pesquisador do campo encontrará subsídios para desenvolver pesquisas no nível de compreensão, indicado como o nível mais elevado de produção. A principal característica dos estudos de compreensão é apresentar sínteses relevantes sobre uma determinada temática, de forma a servir de base para outros estudos. Os autores afirmam que “[...] tais estudos são essenciais para o fortalecimento do campo, pois permitem avanços no conhecimento sobre política educacional” (MAINARDES; TELLO, 2020, p. 60). Afirmam ainda que a pesquisa de políticas educacionais requer “[...] mais estudos desse nível para constituir-se como um campo que permite a compreensão dos fenômenos cada vez mais complexos da realidade política, social e educacional” (MAINARDES; TELLO, 2020, p. 64).
A segunda seção do livro é dedicada à teoria e à prática da metapesquisa em Política Educacional (Capítulos 3, 4, 5 e 6). No Capítulo 3, Jefferson Mainardes define metapesquisa (pesquisa da pesquisa) e apresenta uma série de tópicos que podem ser utilizados na realização de pesquisas dessa natureza. A metapesquisa pode envolver a identificação dos elementos do EEPE, a abrangência do estudo (global, nacional, regional, local), as metodologias empregadas, os níveis de abordagem/abstração (descrição, análise, compreensão), o nível de coerência entre os elementos da pesquisa (problema, questões de pesquisa, objetivos, metodologia, análises, resultados e conclusões), entre outros. A proposta da metapesquisa apresentada por Mainardes deixa claro que se trata de uma proposta heurística, a qual pode ser ampliada de acordo com os objetivos da metapesquisa e da natureza dos textos que integrarão o corpus.
Os capítulos 4 e 5 apresentam dados sobre uma pesquisa realizada pelo autor, a qual envolveu a análise sistemática de 140 artigos de Política Educacional, de pesquisadores brasileiros, publicados em periódicos brasileiros. Há diversas contribuições relevantes nesses dois capítulos. Um destaque especial é a demonstração de que uma parte significativa (65,8%) dos artigos analisados se fundamenta na estratégia da teorização combinada (MCLENNAN, 1996). Esse fato leva o autor a concluir que há uma tendência em utilizar o que ele denomina de “pluralismo epistemológico”, ou seja, a composição de um referencial teórico formado por contribuições de diferentes teorias e autores, algumas vezes de matrizes epistemológicas distintas . De modo geral, são capítulos que trabalham de forma articulada às questões teóricas e práticas da metapesquisa, bem como das implicações desses estudos para a compreensão da pesquisa no campo da Política Educacional e reflexão de estratégias para o contínuo fortalecimento da pesquisa desse campo.
O Capítulo 6, de Laélia Portela Moreira, apresenta uma análise de teses sobre o Programa Universidade para Todos (PROUNI) em Programas de Pós-Graduação brasileiros da área da Educação, no período de 2007 a 2017. A autora fundamenta-se no EEPE, bem como em outras contribuições do campo das políticas públicas e Política Educacional. O Capítulo apresenta um mapeamento das principais temáticas e fundamentos das teses, sistematiza os enfoques privilegiados pelos autores, os tipos de teorização e os níveis de abstração alcançados. Os resultados revelam grande variação de enfoques e de temáticas, a baixa utilização da literatura e de modelos do campo da Política Educacional e, do ponto de vista dos níveis de abstração, a predominância dos estudos descritivos e analíticos, embora se registre, em menor número, a existência de estudos de compreensão.
O Capítulo 7, de Silvana Stremel e Jefferson Mainardes, apresenta uma análise histórica da constituição do campo da Política Educacional no Brasil. Trata-se de um estudo abrangente e teoricamente fundamentado na teoria de Pierre Bourdieu e autores que subsidiam a análise da institucionalização de campos acadêmicos.
Os Capítulos 8 e 9 abordam uma questão ainda pouco explorada na literatura: a formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Silvana Stremel e Jefferson Mainardes apresentam os principais resultados de um estudo exploratório sobre a formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. A pesquisa foi realizada por meio de questionário online respondido por 108 egressos de Doutorado, de linhas de pesquisa (LP) relacionadas à Política Educacional, de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE). A análise dos dados fundamenta-se em aspectos da teoria de Basil Bernstein. O texto discorre ainda sobre implicações e desafios para o processo de formação de pesquisadores de Política Educacional.
No Capítulo 9, Jorge Gorostiaga apresenta considerações sobre a Política Educacional como campo teórico, a situação atual da pesquisa em Política Educacional na América Latina e apresenta indicações sobre a conveniência de avançar em direção a um possível modelo de formação. O autor destaca que o campo da pesquisa em educação, na América Latina, incluindo a Política Educacional, teve uma forte expansão nas últimas três décadas. Gorostiaga defende que uma boa formação de base para o pesquisador em Política Educacional inclui: o conhecimento das grandes correntes e dos debates mais gerais de tipo epistemológico, teórico e metodológico dentro das Ciências Sociais; o domínio de ferramentas para encarar a análise de políticas educacionais em perspectiva histórica e no marco dos processos sociais, econômicos e políticos nacionais e globais; estímulo a um alto grau de autorreflexividade sobre as opções epistemológicas e teóricas (vigilância epistemológica); a participação ativa, desde a Graduação, em um programa de pesquisa que permita ao estudante observar a aplicação de ferramentas teóricas e metodológicas de pesquisa específicas, assim como o desenvolvimento real de um processo de produção científica de conhecimento. O autor menciona também a importância do Grupo de Pesquisa e levar em consideração uma série de questões éticas envolvidas no processo de pesquisa.
Do ponto de vista epistemológico, as pesquisas baseiam-se no pluralismo, com o emprego de teorias (Bourdieu, Bernstein, entre outros) e conceitos relevantes de autores reconhecidos para compor os referenciais teórico-epistemológicos. De modo geral, as combinações são bem sucedidas e fazem sentido como fundamento epistemedotodológico.
Finalmente, podemos afirmar que se trata de um livro relevante para o campo da Política Educacional. Como pontos fortes, destacamos os seguintes aspectos: a) aborda aspectos inovadores e ainda pouco explorados, inclusive na literatura em Língua Inglesa; b) há uma série de ideias originais, tais como os elementos do EEPE, a metapesquisa, os níveis de abordagem e abstração; e c) os textos baseiam-se em pesquisas de natureza teórica ou empírica e há a preocupação de explicitar as teorias que fundamentam os estudos. Por essas razões, acreditamos que o livro contribuirá significativamente para os pesquisadores de Política Educacional, bem como para o processo de internacionalização e expansão da ReLePe.