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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
SIEMS, Maria Edith Romano e MOGARRO, Maria João. Pensamento educacional brasileiro em Portugal: Paulo Freire na formação de professores e em publicações acadêmico-científicas. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115630. Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15630.020.
O estudo buscou compreender a presença do pensamento educacional brasileiro em Portugal em cursos de formação de professores e na produção científica de periódicos educacionais. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa documental, analisando as unidades curriculares de cursos de licenciaturas e mestrados em ensino de universidades portuguesas, bem como artigos científicos publicados no período de 2006 a 2019 em periódicos vinculados também a universidades portuguesas. Tomaram-se como referenciais teóricos os estudos de Roger Chartier sobre circulação e apropriação de modelos culturais e saberes pedagógicos e os de Pierre Bourdieu ao discutir-se acerca das noções de campo cultural e processos de interpretação gerados na relação com os poderes e as influências exteriores. Os resultados apontaram a significativa presença da produção bibliográfica de Paulo Freire e a apropriação de suas concepções filosóficas, sociológicas e pedagógicas no contexto português.
Palavras-chave : Paulo Freire; Formação de professores; Circulação de ideias pedagógicas.