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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
PELOSO, Franciele Clara e PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116609. Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16609.018.
Paulo Freire elaborou uma obra distinta, na qual defendeu múltiplos saberes: científicos, tecnológicos, técnicos, populares, humanitários. Freire é um intelectual infindo que se concentrou em compreender os problemas sociais. Suas obras são consideradas, majoritariamente, pelas suas contribuições à educação de pessoas adultas e, mais especificamente, à educação popular. Todavia, em suas obras, também existem reflexões acerca das crianças e suas infâncias. Assim sendo, este é um ensaio teórico cujo objetivo é discutir e refletir criticamente sobre as preocupações de Freire com a educação das infâncias. Essas análises permitem afirmar que os pressupostos freirianos podem ser recriados nos contextos relativos à educação das infâncias, anunciando outras possibilidades em relação às práticas realizadas com as crianças bem como às concepções das infâncias.
Palavras-chave : Paulo Freire; Crianças; Educação das infâncias.