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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
GANDRIEAU, Joseph et al. Educação do corpo e abandono escolar: uma questão esquecida nas inovações da revista EP.S e nos discursos oficiais (1981-2020)?. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21602. Epub 10-Maio-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21602.022.
Ao integrar novamente o Ministério da Educação Nacional em 1981, os atores da Educação Física foram incumbidos de novas missões. Este artigo questiona a participação dos atores da Educação Física em uma missão que vai além de uma reflexão estritamente disciplinar: o combate à evasão escolar. Foi realizada uma análise de conteúdo dos artigos da revue EP.S desde o ano de 1981, enriquecida por uma análise estatística dos dados textuais dos principais documentos oficiais que regem a disciplina. Apenas seis artigos trataram da questão da evasão escolar e nenhum texto fez uma ligação entre a evasão escolar e a obrigatoriedade da Educação Física. Os resultados dessas análises cruzadas mostram que nesse período o problema da evasão escolar permaneceu como uma missão escolar esquecida pelos discursos institucionais e práticas profissionais inovadoras em Educação Física. Desde 1981, a disciplina de Educação Física parece ancorada em uma lógica disciplinar, constrangendo o comprometimento de seus atores em questões escolares mais amplas. Esses resultados questionam a capacidade dos professores e legisladores de uma disciplina corporal para responder aos desafios escolares atuais.
Palavras-chave : Educação Física; Evasão escolar; Perseverança escolar.