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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
CARVALHO, Cibele Noronha de e NOGUEIRA, Maria Alice. O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21415. Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21415.045.
Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado que analisou a socialização de crianças de camadas favorecidas a partir de seus quartos. O objetivo geral consistiu em examinar a participação do mercado de decoração infantil nesse processo, e seu objetivo específico foi identificar práticas e discursos sobre os quartos de crianças, vinculando-os às demandas dos pais-consumidores. A investigação conjugou três ferramentas metodológicas: a) uma pesquisa de mercado realizada na Faculdade de Economia, da Universidade Federal de Minas Gerais; b) entrevistas com vendedoras de lojas de decoração para ambientes infantis; c) análise de conteúdo de um site de puericultura e decoração. A análise dos dados mostrou a predominância de um discurso que convida a “fugir do tradicional”, enquanto as imagens dos sites e as práticas das vendedoras apontaram que a decisão de compra é limitada por uma oferta que atua no sentido da manutenção das tradicionais hierarquias da sociedade.
Palavras-chave : Socialização; Cultura material; Mercado de decoração e arquitetura.