SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18A construção do pensamento social de professoras e coordenadoras pedagógicas sobre a pandemia da covid-19: um estudo em representações sociaisAnálise da prevalência, evolução e gravidade de comportamentos desonestos de estudantes de Pós-Graduação espanhóis: a visão das coordenações acadêmicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BOAS, Lúcia Villas; NOVAES, Adelina; SARUBBI JUNIOR, Vicente  e  PUCINELLI, Ricardo Henrique. Reconhecimento profissional do trabalho docente na visão de professores da Educação Básica em tempos de pandemia. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e20959.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.20959.008.

Neste artigo, apresenta-se um recorte do estudo Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica realizado em 2020, com o objetivo de compreender como docentes da Educação Básica, no Brasil, desenvolviam suas atividades nas primeiras semanas de isolamento devido à pandemia da covid-19. Aborda-se o reconhecimento profissional do ponto de vista de 14.285 professoras/es. As respostas discursivas a um questionário eletrônico foram processadas com o auxílio dos programas Alceste e NVivo. Considerando o reconhecimento profissional como um processo global que integra uma dimensão avaliativa e uma dimensão de legitimação no contexto do trabalho, as respostas indicaram três eixos: um, ancorado na esperança, associado a expectativas de valorização, sobretudo por parte das famílias; outro, mais pessimista, fundado no descrédito na mudança; e, por fim, um que evidencia a insegurança e a incerteza do contexto atual, composto por textos sobre a (não) valorização do trabalho docente.

Palavras-chave : Covid-19; Reconhecimento profissional; Trabalho docente..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )